Tão importante quanto o botijão, a mangueira do gás de cozinha também requer cuidados para garantir a segurança em casa.
A mangueira é a peça que leva o gás do botijão até o fogão e é feita de plástico PVC transparente com uma tarja amarela com o código NBR 8613 gravado. Além disso, a mangueira precisa ter, no máximo, 80cm de comprimento.
Fique atento ao prazo de validade!
Assim como a válvula do botijão de gás, a mangueira também possui prazo de validade. Normalmente o prazo para garantia de segurança e integridade da peça são de 5 anos. Quando se usa uma mangueira vencida, alguns problemas podem surgir, como o acúmulo de sujeira ou ressecamento, o que acaba provocando vazamentos de gás. Mas, caso você perceba que ela está com algum problema, faça a troca antes desse prazo.
Cuidados fundamentais que precisam ser seguidos
Posição
Tenha sempre em mente que a mangueira de gás não pode ficar nem esticada e nem dobrada, pois isso pode danificar as juntas e causar trincos em sua extensão.
Calor
Jamais deixe a mangueira atrás do fogão, pois o calor que sai das bocas pode danificá-la e, consequentemente, causar um vazamento.
Remendos
Uma mangueira de gás nunca pode ser mais comprida do que os 80cm recomendados pelos bombeiros. Portanto, nada de juntar duas ou mais delas.
Contate um profissional
Não mexa com o que não conhece! A mangueira de gás é mais um dos equipamentos fundamentais no processo de fornecimento do gás. Um descuido ou o uso inapropriado pode ocasionar vazamentos e acidentes graves.