Sistema é seguro, mas instalações clandestinas e veículos sem manutenção e inspeção, podem ocasionar acidentes fatais.
De acordo com a Federação Nacional dos Organismos de Inspeção Veicular (FENIVE), com aumento no preço dos demais combustíveis, o gás GNV vem atraindo diversos consumidores que buscam maior economia e praticidade, contudo, a procura acelerada pode fazer com que o economia se torne prejuízo. A FENIVE alerta: a fiscalização deve ser reforçada, incluindo o atendimento nos postos.
Alguns Estados como Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Goiás, já contam com legislações específicas que exigem que o motorista comprove o Selo GNV para abastecer o veículo.
A conversão deve ser realizada exclusivamente em empresas credenciadas pelo Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e devem passar por inspeção técnica para receber o certificado de segurança veicular.
A legislação federal determina a inspeção veicular anual inicial e periódica obrigatória para a renovação do Certificado de Segurança Veicular (CSV). A inspeção tem o objetivo de verificar fixação do suporte, se o cilindro está dentro da validade e se tem alguma avaria aparente. Após avaliação, o proprietário recebe o selo de inspeção, que comprova que o kit GNV, naquele momento, não apresentava vazamentos e que todos os componentes estavam dentro das normas de instalação e segurança previstas; explica Santana ao portal garagem360.
QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TER COM GNV?
- O veículo deve ser estacionado no local previsto
- O freio de mão deve ficar acionado
- O motor do veículo deve ser desligado
- Devem ser desligados todos os componentes da parte elétrica, como faróis e equipamento de som
- Não utilizar o telefone celular
- Os ocupantes do veículo devem aguardar em local seguro, afastado do veículo
- Equipamentos elétricos e eletrônicos devem permanecer desligados
- O porta-malas e o capô devem ficar abertos
- O frentista deve fazer o aterramento próximo à válvula do abastecimento
- É proibido fumar ou usar isqueiros ou fósforos na zona de abastecimento
- Antes de ligar o veículo, verificar se a mangueira de abastecimento foi devidamente desconectada.
CUIDADOS PREVENTIVOS GERAIS
- Não tente improvisar e consertar pequenos defeitos. Reparos somente devem ser feitos na convertedora autorizada.
- Gás Natural Veicular (GNV) é diferente de gás de cozinha (GLP), não use o botijão doméstico no seu veículo.
- Denuncie clandestinos para sua própria segurança e a segurança de todos.
- Se houver vazamento, use as válvulas de segurança do kit, pare de circular com o veículo e procure a assistência técnica.
- Mantenha o carro em ordem, quanto a filtro de ar, velas, ignição e injeção, verificando se estão sujos ou precisam de reposição em um mecânico de confiança.
- Os cilindros devem ser re-testados e requalificados a cada cinco anos, em uma oficina credenciada, ou quando forem reinstalados em outro veículo.
Lembre-se: as manutenções periódicas são muito importantes para manter a segurança e conformidade de seu carro. Atente-se as manutenções, esteja em dia com a legislação e procure postos e profissionais comprometidos com a integridade dos veículos.
extraído de: seguroauto, garagem360