Ponto de água quente para a pia da cozinha – Um guia prático do que fazer

A água quente é importante para o ser humano, especialmente em lugares como a cozinha e o banheiro. Na cozinha, sua principal função é ajudar na hora da limpeza de modo a remover resíduos nos pratos e talheres com mais facilidade. Para isso, realizar um ponto de água quente na pia da cozinha pode ser uma boa ideia! Entenda mais!

Vantagens de utilizar água quente

Lavar louças está na lista de muitas pessoas como uma das tarefas que menos são prazerosas de serem realizadas. Quando temos que lavar louças no inverno, essa situação se torna ainda mais indesejada devido a temperatura da água em contato com a nossa pele.

No inverno, quando fazemos a limpeza das louças com água a temperatura ambiente, nossa pele pode sofrer com o processo e ficar ressecada devido a estar exposta por um longo período de tempo. Isso se torna pior quando temos que manusear louças com uma quantidade de gordura.

Quando isso acontece, muitas donas de casa utilizam água quente em altas temperaturas para fazer a remoção da gordura, porém isso pode ocasionar choques térmicos à pele, que fica exposta entre a água quente utilizada e a água que está a temperatura ambiente.

Já outras donas de casa utilizam água morna em potes, porém isso não é uma alternativa prática a ser adotada. Para simplificar o processo, nós da Kit Gás Brasil recomendamos a você uma solução que é a de colocar ponto de água quente na pia da cozinha! Você sabe como funciona? Entenda mais a seguir!

Como fazer um ponto na cozinha?

O primeiro passo para fazer um ponto de água quente na pia da cozinha, é obedecer às regras e normais existente para a construção civil. Essas regras são redigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No caso de instalações hidráulicas, existem normativas específicas, como a NBR 5626, que estipula algumas condições, tais como:

  • Potabilidade da água
  • Abastecimento de água continua e de forma adequada
  • Gerar economia de recursos
  • Manutenção do sistema de forma simples
  • Reduzir ruídos de tubulações durante o uso
  • Garantir o conforto dos usuários

Outro fator a destacar é que a ABNT estipula alturas a serem respeitadas na hora da instalação do equipamento para realizar o seu ponto de água quente na pia da cozinha. Existe um padrão a ser respeitado e somente os profissionais sabem como funciona!

Por isso, as únicas pessoas permitidas a fazerem esse tipo de serviço são profissionais autorizados que possuam experiência. Por isso nós da Kit Gás Brasil recomendamos você contratar um profissional especializado. Você sabia que nossos serviços são 24h? Contate-nos para fazer um orçamento gratuito!

O que é um ponto e como funciona?

Nós da Kit Gás Brasil dizemos que o ponto se trata de uma localização específica que será abastecida pelo recurso a ser desejado, nesse caso podemos dizer que será o local aonde será fornecido água quente. Se o nosso desejo é aquecer a água da pia da cozinha, vamos ter que criar um ponto de água quente na pia da cozinha!

Existem diversas possibilidades de termos aquecimento da água. Dentre as possibilidades, podemos destacar:

  • Sistema individual: Fornece aquecimento da água por um único aparelho.
  • Sistema central privado: Um equipamento único fornece energia e aquece a água, que abastece os demais pontos de consumo
  • Sistema central coletivo: Um só equipamento é responsável pelo aquecimento da água. A água aquecida é distribuída a diversas unidades, para chegar nos pontos desejados.

Independente da forma que você pretenda adquirir água aquecida, saiba adequar a sua situação de uma maneira mais confortável possível. Muitas pessoas recorrem ao sistema individual por morarem em casas ou por uma questão de individualidade.

Que tipo de equipamento utilizar?

A forma mais utilizada por muitas pessoas para possuir água aquecida é utilizar um sistema do tipo individual. Para isso, existem algumas maneiras de se obter energia para aquecer a água. Para isso, podemos contar com aquecedores dos tipos:

  • A lenha
  • A energia solar
  • A gás
  • A energia elétrica
  • A óleo

Muitos aquecedores de água são elétricos, porém a durabilidade desse equipamento pode ser menor quando comparado a outros modelos, como a gás por exemplo. Isso se deve ao funcionamento do aparelho que funciona de forma semelhante a um chuveiro elétrico. Outro fator pode ser a má instalação do equipamento.

Um dos modelos mais utilizados é o modelo a gás, que faz o aquecimento da água por contato. Dessa maneira, existe um canal de entrada da água e esse canal é aquecido por uma chama que resulta na água quente disponível. Dessa maneira se torna possível criar um ponto de água quente na pia da cozinha utilizando um equipamento a gás.

Não importa se o equipamento for elétrico ou a gás, o ideal é sempre ser instalado por algum profissional. Isso é o que nós da Kit Gás Brasil recomendamos.


Conclusão

Nós da Kit Gás Brasil recomendamos a você sempre realizar o serviço com profissionais capacitados no assunto para evitar aborrecimentos futuros. Você precisa de um ponto de água quente na pia da cozinha ou outro lugar? Que tal realizar um orçamento de modo gratuito? Possuímos um serviço de atendimento 24h!

Solicite agora um orçamento sem compromisso

Entre contato por WhatsApp