Por que fazer Manutenção do Aquecedor a Gás? Um guia prático para se informar

O aquecedor a gás é um instrumento muito importante nos dias de hoje, especialmente no inverno. Você utiliza muito o aquecedor a gás? Sabia que é importante realizar uma manutenção do aquecedor a gás? É importante a sua saúde! Leia esse artigo e entenda por que você deve fazer manutenção no seu aquecedor a gás!

Que tipos de aquecedor a gás existem?

Existem diversos tipos de aquecedores, destacando os mecânicos que são convencionais e os digitais que são mais modernos. Os aquecedores mecânicos são mais simples de serem manuseados, aonde são utilizados manualmente para equilibrar a força da chama com o fluxo de água, sendo predominantes os de exaustão natural.

Os aquecedores digitais são mais precisos por todo processo ser automático, desde a força da chama até a velocidade da água, que é constante e monitorada pela placa digital. Os aquecedores digitais são mais econômicos que os manuais devido ao processo ser mais preciso, e por isso, utilizaram um volume menor de gás.

Por serem economicamente mais viáveis, os aquecedores mecânicos são os mais utilizados nos lares brasileiros, porém os aquecedores digitais têm exaustão forçada e câmara combustão blindada, o que os tornam mais seguros.

Independentemente do tipo de aquecedor a gás utilizado, nós da Kit Gás Brasil dizemos ambos necessitam de cuidados. Um dos cuidados que recomendamos é fazer uma periódica manutenção no seu aquecedor a gás. Você sabe por que? Vamos te contar a seguir!

Perigos de não realizar a manutenção no seu aquecedor a gás?

O aquecedor a gás exerce função fundamental em nossas residências, mas e se com o passar do tempo o equipamento começasse a desempenhar de modo errado sua função? Saiba que isso pode acontecer com o seu aquecedor a gás!

Danificações no funcionamento aquecedor a gás:

Um dos problemas de não realizar a manutenção correta no equipamento são pequenos problemas que são causados no aparelho. Dentre os pequenos problemas, podemos destacar:

  • Erros de operação do equipamento ocasionados por excesso de sujeira interna
  • Oscilação da temperatura
  • Repentinos desligamentos no aquecedor a gás durante o uso
  • Erros gerados no display digital do aquecedor a gás

Elevação de temperatura

Quando se faz necessária a manutenção do seu aquecedor a gás, uma das características que o equipamento começa a desempenhar é a de operar em condições em graus de temperatura elevados.

O perigo de não realizar a manutenção no equipamento é a de utilizar a água aquecida pelo equipamento e eventualmente começar a ter feridas e queimaduras devido a utilização de uma água que não possui temperaturas próprias para o banho, por poder lesionar a pele.

Danificações na câmara de combustão

De todos os problemas que o aquecedor pode vir a sofrer, sem dúvidas o mais prejudicial são os defeitos ocasionados na câmara de gás ou algum outro que envolva o processo de combustão.

Quando o equipamento estiver apresentando cheiro a queimado, é hora de fazer uma manutenção do seu aquecedor a gás! Isso é importante para evitar que se forma gases tóxicos ao corpo humano como o monóxido de carbono, que apresenta risco de envenenamento ao corpo humano, em especial aos pulmões, aonde rouba o oxigênio.

Devido a um defeito no aquecedor a gás, pode acontecer a liberação equivocada desse gás, que acontece de forma consciente quando sentimos um cheiro a queimado e passamos mal ou de forma inconsciente aonde na hora do banho, começamos a ter sintomas de intoxicação, mas não percebemos.

Os principais sintomas causados pelo vazamento de gás caracterizam-se por:

  • Náuseas fortes
  • Dores de cabeça constantes
  • Fraquezas
  • Desmaios
  • Tosse
  • Ardência ou irritação aos olhos

Qualquer um desses sintomas apresentados na hora do banho, devem ser investigados! Se apresentarmos algum desses sintomas na hora do banho, é importante fazer a manutenção do aquecedor a gás por uma questão de saúde!

Como evitar o mau funcionamento do aquecedor a gás?

A melhor maneira de evitar que o aquecedor a gás funcione de maneira equivocada é realizar uma manutenção! Nós da Kit Gás Brasil recomendamos que a manutenção seja realizada em diversas partes do aquecedor a gás, entre as principais, podemos destacar:

– Duto de exaustão

O duto de exaustão fica localizado acima do aquecedor a gás e é justamente por esse caminho aonde o monóxido de carbono GÁS TOXICO INODORO E INCOLOR QUE SE INALADO CAUSA OBITO é encaminhado. Por esse motivo é tão importante ter o cuidado com essa peça e fazer a manutenção correta dela.

Uma dica para observarmos é investigar se a peça possui pontos pretos. Caso a resposta seja afirmativa, é hora de fazer a substituição, pois os pontos pretos se tratam de micro furos ocasionados ao longo do tempo. Saiba que os dutos de ventilação possuem validade por cerca de 5 anos!

– Flexivel de água

A mangueira de água só precisa de manutenção e troca quando estiver entupida ou com sujeira. Caso esteja nesse estado é bom fazer a substituição para evitar que o fluxo de água diminua.

– Flexível de gás

Essa parte é responsável por fornecer gás ao equipamento. A manutenção da mangueira de gás consiste na limpeza da mangueira para evitar acúmulos de sujeira, de modo que não eleve a pressão do gás.

Uma dica que temos que lhe dar é na hora de encaixar a mangueira de gás e a mangueira de água. Muitas pessoas inexperientes trocam as mangueiras. A mangueira de gás foi feita para suportar a pressão do gás, coisa que a mangueira de água não. Quando ocorrer essa troca, chame um profissional para corrigir!


Conclusão

Nós da KitGás Brasil sabemos que a utilização do aquecedor a gás é essencial para manter o nosso conforto pessoal. Para que tenhamos uma vida mais tranquila, é importante estar em dia com a manutenção do seu aquecedor a gás para evitar maus funcionamentos do aparelho!

Você já fez a manutenção do seu aquecedor a gás? Nós da KitGás Brasil recomendamos fazer!  Caso você precise de um serviço de revisão ou manutenção, que tal fazer um orçamento conosco? É gratuito, solicite já um orçamento. Funcionamos com atendimento 24h!

Solicite agora um orçamento sem compromisso

Entre contato por WhatsApp