Revisão do Gás – Por que fazer? Saiba mais sobre o assunto

O gás é uma matéria-prima de extrema importância nas casas, edifícios e industrias. O modo como o gás é distribuído é através de encanamentos. Como o gás é extremamente volátil e explosivo, é recomendado fazer revisão do gás. Você sabe a importância disso? Leia mais sobre o artigo para descobrir!

O que é o gás?

Em termos mais técnicos, o gás é um aglomerado de moléculas que possuem alta volatilidade e ficam em estado gasoso a temperatura ambiente. Imagine que o gás é semelhante a evaporação da água, porém não precisa de 100° para ficar no estado gasoso.

O gás tem a finalidade de servir como combustível para diversos equipamentos, tais como fogão, aquecedores, entre outros. Devido a ser comburente, inflamável e explosivo, é necessário dar a manutenção nas tubulações de gás. Isso se deve ao gás apresentar propriedades como:

  • Toxicidade por inalação
  • Alta capacidade de queima
  • Ser explosivo e apresentar risco de explosão
  • Alta volatilidade ao ambiente

Todos esses fatores se tornam perigosos quando há negligência na manutenção de canos e tubulações de gás. Se houver vazamentos e o gás estiver em um espaço confinado, sempre chame um especialista na área, é o que nós da Kit Gás Brasil recomendamos!

A periculosidade pode ser alta devido a negligências realizadas com a revisão do gás a longo prazo. Por esse motivo que é tão importante fazer a revisão do gás!

Por que fazer a revisão do gás?

Você sabia que no ano de 2015 um andar inteiro de um prédio explodiu? Sabe qual foi a principal suspeita dos bombeiros para a causa desse acidente? Vazamento de gás que levou a explosão!

Utilizar gás como matéria-prima sem dúvidas virou algo essencial em nossas vidas. O gás é a matéria-prima que alimenta a chama e nos possibilita obter energia para aquecermos comida, água, entre outras tarefas.

Devido aos riscos citados acima, é importante estar em dia com a revisão do gás, pois a única maneira de evitar acidentes é através da ação preventiva realizada pela revisão de gás!

Devido a essa ação ser tão importante, há uma lei que começou a entrar em vigor no Rio de Janeiro que estipula uma inspeção de no mínimo a cada 5 anos nas tubulações a gás para garantir que está tudo certo.

Nós da Kit Gás Brasil, recomendamos que essa manutenção seja feita periodicamente a cada dois anos, especialmente em tubulações mais antigas, pois assim é possível evitar acidentes e evitar gastos maiores ao trocar toda a tubulação que não foi cuidada corretamente devido à falta de manutenção!

Como é realizada a revisão do gás?

Para realizar a revisão do gás, podemos destacar que tudo começa com o processo de inspeção visual do encanamento. Você pode realizar uma vistoria visual, mas somente um profissional especializado vai saber as reais condições da sua tubulação pelo método visual devido experiência que possui.

Depois de verificar todas as tubulações e instalações, o próximo passo é averiguar a central de gás. A revisão do gás na central de gás deve ser realizada exclusivamente por profissionais por se tratar de uma área protegida para evitar a entrada de pessoas não especializadas.

Algo importante a ser mencionado é que as tubulações a gás não devem estar próximas de fiações elétricas, pois se houver a possibilidade de vazamento de gás, pode ocorrer uma explosão. Uma aposta segura e moderna que indústrias e edifícios tem adotado é a utilização externa de encanamento a gás.

Após a averiguação visual de todas as condições, são realizados testes de estanqueidade para verificar possíveis vazamentos. Esse teste é o mais seguro quando se trata de encontrar possíveis vazamentos. Caso não sejam encontrados vazamentos após a revisão do gás, apenas cuide das tubulações, é o que nós da Kit Gás Brasil recomendamos!

Cuidados extras para a manutenção das tubulações

Após fazer a revisão do gás é importante estarmos atentos a possibilidades de melhoria da durabilidade das tubulações. Tudo isso se faz necessário para garantir o bom funcionamento do sistema. Para isso, são necessários alguns cuidados e manutenções para garantir o bom funcionamento do sistema.

Uma das dicas que podemos dar é fazermos o isolamento das tubulações a gás de outros tipos de tubulações, em especial de tubulações de água para evitar a umidade, assim como evitar o contato de outras tubulações entre si, pois isso pode ajudar a acelerar o processo corrosivo devido a reações químicas, algo que deve ser evitado.

Outra dica é sempre evitar a proximidade da fiação elétrica com tubulações a gás. Isso se faz necessário para evitar o risco de acidentes, consequentemente, evitar o risco de explosões pela possibilidade de haver a combinação de vazamento de gás, juntamente a eletricidade.

Como última dica, podemos dizer para evitar ralos e lugares próximos a central de gás, já que em caso de vazamento, o gás pode escapar por ali. Por isso a central de gás deve ser isolada e sua entrada deve ser apenas de pessoas permitidas, como profissionais com experiência que entendam do assunto!


Conclusão

Nós do Kit Gás Brasil recomendamos a revisão do gás devido a possibilidade de evitar acidentes, por esse motivo é importante fazer o monitoramento das condições dos encanamentos a gás e estar com a revisão do gás em dia!

Quanto tempo faz que você fez sua última revisão do gás? Será que já não está na hora? Caso você precise de um serviço de revisão, que tal fazer um orçamento conosco? É gratuito, solicite já um orçamento! Funcionamos com atendimento 24h!

Solicite agora um orçamento sem compromisso

Entre contato por WhatsApp