Os detectores de vazamento de gás estão ganhando mais destaque a medida em que sua procura vem crescendo.  Seja em casa ou no trabalho, estamos constantemente expostos a uma grande variedade de gases tóxicos que provocam acidentes graves e até mesmo fatais.

Hoje, é comum que pessoas procurem por mais segurança e comodidade dentro de suas casas,  com aumento nos preços do gás seja ele o GLP ou Gás Natural e com a necessidade de balancear o custo beneficio muitas famílias tendem a voltar-se para o “mais barato” ignorando a procedência, instalação e veracidade do gás.

Nestas e em qualquer que seja a ocasiões, é muito importante o papel dos detectores de vazamentos dentro de casa. Mas afinal; como eles funcionam e como utiliza-los?

Como funciona um detector de gás?

Os Detectores de Gases podem ser utilizados na detecção de diversos tipos de gases. No uso residencial, ele tem a função da detecção do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) ou do gás natural (GN).

Estes aparelhos contam com sensores adequados para gases tóxicos e inflamáveis. Esses detectores são configurados com sensores mais precisos para cada tipo de situação, permitindo a medição da concentração de gás presente no ambiente, criando alertas quando capazes de captar gases tóxicos e em concentrações muito grandes no ar.

No caso do uso destes em fábricas, residenciais ou comércio, geralmente são configurados com sensores mais precisos para cada tipo de situação, permitindo a medição da concentração de gás.

Quais são os tipos de detectores presentes no mercado?

Além dos diversos modelos presentes no mercado, existem diferenças quanto ao tipo e especificações de alguns detectores de gases. A grande maioria identifica apenas um gás e são chamados de monogás, enquanto outros são considerados multigases por serem suficientemente capazes de detectar até mesmo sete tipos diferentes de gases presentes no ar.

Existem ainda as versões portáteis e fixas, o aparelho pode ser eletrônico ou analógico. A escolha deve ser pensada e calculada, cada tipo de detector é capaz de detectar vazamentos de gás. Faça sua escolha baseada em sua necessidade!

Como instalar um detector de vazamentos?

Este processo varia muito a depender do tipo de gás utilizado no ambiente. Todavia, a instalação deve ser feita de maneira diferente para gases GLP e GN.

Neste processo é importante atentar-se ao local escolhido para instalação. Os detectores de gás funcionam da mesma maneira que os alarmes de fumaça ou os detectores de monóxido de carbono, portanto você precisará colocá-lo em uma área onde detectará rapidamente um vazamento e no qual será capaz de ouvi-lo claramente. O local mais recomendado para instalar o detector de gás seria próximo ao botijão de gás, ou também próximo as articulações.

Depois de encontrar o melhor lugar para a instalação, aparafuse o aparelho na posição apropriada. Você pode então instalar as fiações ou as baterias que vêm com o detector de vazamento de gás e conectar a parte frontal do dispositivo.

Já no caso do gás natural,  o recomendado seria colocar os sensores em paredes que estejam livres de obstáculos, não esquecendo de deixa-lo sempre próximo das articulações e do fornecimento de gás.

Os sensores não devem ser instalados próximos de locais muito quentes, frios ou úmidos, evitando sua instalação próximo de ambientes como janelas, portas, aparelhos eletrônicos etc.

Quer saber mais sobre detectores e instalação de gás? Contate Nossos Serviços

Inspiração: vazamentos.info

Orçamento Rápido