Bolívia dá sinais de que pretende cortar parte do fornecimento ao Brasil, para fazer frente ao novo compromisso com os argentinos.

 

Recentemente em acordo com Argentinos; Bolívia chegou a aumentar consideravelmente as exportações de Gás Naturais aos Los Hermanos, reduzindo consideravelmente o repasse ao Brasil. 

“A expectativa é que a redução da oferta de gás boliviano chegue a cerca de 6 milhões de metros cúbicos diários (m3/dia) — o que levou a Petrobras a recuar, esta semana, nas negociações sobre os novos termos dos contratos de suprimento às distribuidoras estaduais de gás canalizado. Em paralelo, o governo boliviano quer renegociar os termos do contrato com o Brasil” Explicou Ramalho e Manso ao portal EPBR. 

Como o gás natural boliviano não será autossuficiente para suprir a demanda ao Brasil e Argentina, a oferta a Petrobras foi reduzida até que uma nova renegociação seja posta em cheque. 

O governo brasileiro se esquiva do assunto e garante que a redução do gás boliviano ao país está sendo recompensada através de outras fontes de energia. 

Ramalho e Manso ainda explicam que a readequação no volume de gás destinado a Argentina é um acontecimento recente e que este quadro é proveniente da guerra no outro lado do mundo entre Rússia e Ucrânia. ” O acordo foi celebrado em abril e é válido pelo período entre maio e setembro. Para a Argentina, recorrer ao gás boliviano foi uma alternativa aos elevados preços do GN no mercado internacional […] O país precisava garantir com urgência volumes de gás para atender à demanda por calefação durante o inverno” concluíram os autores.

Apesar da Petrobras não admitir e recuar quanto ao assunto; o desfalque causado pela diminuição da distribuição de gás boliviano irá encarecer o valor do gás aos brasileiros.

“Eles disseram que estão recebendo menos gás da Bolívia, e que teriam de buscar outros supridores, o que vai encarecer o preço do gás. Não chega a ser uma tragédia para nós, mas é uma notícia ruim”, disse uma fonte do setor de distribuição, sob a condição de anonimato ao portal EPBR. 

 

Leia a matéria completa:

Como acordo Bolívia-Argentina afeta mercado de gás natural no Brasil

 

 

extraído de: epbr

image: diariodorio

Orçamento Rápido