mercado petrolífero é um dos mais movimentados do país. O Brasil possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo e esse combustível é nossa principal fonte de energia na cadeia produtiva. Entenda a importância da engenharia de gás!

A profissão foi reconhecida pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em 1973 e consiste em técnicas usadas para descobrir e explorar jazidas, produzir e comercializar petróleo e gás natural. Nessa área o profissional atua em petroleiros, refinarias, plataformas marítimas, nas petroquímicas e também nos setores administrativos das organizações. Também é possível exercer a profissão nos poços de gás natural.

No mundo atual, o petróleo e seus derivados são fontes de energia indispensáveis, assim como os profissionais desse ramo. É por isso que a KGB trabalha com profissionais altamente preparados para os serviços de gás!

Para os interessados, o curso de Engenharia de Petróleo e Gás é um bacharelado com duração de 5 anos. Ele também pode ter o nome de Engenharia de Petróleo, Engenharia de Energias e Meio Ambiente, Engenharia de Exploração ou Produção de Petróleo.

A graduação habilita profissionais a atuar em todas as etapas da cadeia produtiva do petróleo e gás natural. Para isso, o curso une as técnicas da engenharia com os conhecimentos técnicos em geologia e mineração.

Engenheiro de gás em ambiente de trabalho. Fonte: freepik

Quais as áreas de atuação da Engenharia de Petróleo e Gás?

A área de atuação mais comum dos engenheiro de petróleo e gás é em empresas de exploração, produção e transporte de petróleo e gás natural, petrolíferas, refinarias e indústrias petroquímicas.

Dê uma olhada nas principais áreas de atuação da Engenharia de Petróleo e Gás:

  • Comercialização: área responsável por comercializar o petróleo e de seus derivados;
  • Consultoria: área responsável por avaliar os riscos ambientais, a produção, o refino e a produção de petróleo;
  • Desenvolvimento de Equipamentos: área que projeta e comercializa novos equipamentos para a indústria petrolífera;
  • Exploração do Petróleo e Derivados: área responsável pela perfuração de novos poços;
  • Procura de Reservatórios: área responsável por buscar novas jazidas de petróleo ou poços de gás natural;
  • Transporte e Distribuição: área que desenvolve projetos para transportar o petróleo ou gás dos poços de extração até as refinarias.

Importância da Engenharia de Petróleo e Gás

Como explicado anteriormente, o profissional dessa área é responsável pela perfuração, exploração e produção do petróleo e gás. Além de atuar também no transporte, comercialização, beneficiamento e armazenamento dessas substâncias. Este profissional é fundamental quando pensamos em SEGURANÇA.

A segurança é um dos fatores mais importantes e mais preocupantes quando tratamos de assuntos que envolvem gás. Neste quesito o Engenheiro conhece, orienta e viabiliza os serviços de maneira responsável e ética. Bem como garantindo o bem estar de todo um meio.

Precisando de Serviços de gás? Contate nossos profissionais!

A KGB TRABALHA COM SERVIÇOS DE GÁS INDISPENSÁVEIS QUANDO O ASSUNTO É FORNECIMENTO SEGURO EM PRÉDIOS, INDUSTRIAS, COMÉRCIOS E RESIDÊNCIAS.

CONTATE NOSSA EQUIPE E PEÇA UM ORÇAMENTO COM NOSSA EQUIPE TÉCNICA!

RESOLVEMOS O SEU PROBLEMA E VAMOS ATÉ VOCÊ! CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

fonte: guiadacarreira, engenheiro.

Orçamento Rápido